Sentir insegurança é natural
Supporting someone else who is going through a hard time can be difficult. It’s okay if you feel afraid, worried or even angry.
Não precisa resolver nada, nem saber tudo.
Não precisa ser um profissional.
O simples facto de ter uma conversa com alguém, pode ajudar muito. As pessoas que estão a passar por um momento difícil só querem sentir que alguém reparou nelas e se preocupa. Não se importam com o que sabe ou não sabe. Importa-lhes a forma como as trata. Mais tarde, não se lembrarão do que disse, mas sim de como esteve ‘simplesmente ali’, de como apareceu e se interessou.
Como usar esta ferramenta
Esta ferramenta tem como objetivo disponibilizar informação sobre o reconhecimento do risco de suicídio nos outros e como lhe dar resposta.
Reconhecer os sinais e ajudar aqueles que estão em risco a procurar um profissional, pode salvar uma vida.
Siga os passos seguintes para aprender o que fazer.
Esta ferramenta é inclusiva em relação ao autismo – Isto significa que são incluídas informações específicas a ter em conta se a pessoa com quem se preocupa for autista ou neurodivergente. O suicídio é mais frequente nas pessoas autistas do que nas pessoas neurotípicas. Siga o símbolo de consciencialização para o autismo, para saber mais.
Esta ferramenta fornece também informações adicionais para o apoio a pessoas LGBTIQA+ em risco de suicídio. Siga o coração arco-íris, para saber mais.
Esta ferramenta fornece igualmente informações de apoio suplementares para outros grupos prioritários – ver secção Onde obter mais ajuda